6 ações que farão sua equipe mais feliz em 2020

6 ações que farão sua equipe mais feliz em 2020

Cada vez mais empresas de todos os portes vem investindo em inovações internas com foco nos colaboradores e, em 2020, essa ação está se mostrando com ainda mais peso e urgência.

A experiência do consumidor ou do usuário não é novidade (embora sua importância só tende a crescer), mas o que dizer da experiência do funcionário?

Essa abordagem, também bastante conhecida pelo seu termo em inglês – Employee Experience¸ não é nada além de ações para o bem-estar e felicidade da sua equipe.

Por que vale a pena pensar a respeito?

✓ Redução de rotatividade;

✓ Aumento da motivação e produtividade;

✓ Mais qualidade de vida;

✓ Endomarketing;

✓ Baixo custo de implantação.

E o melhor? É possível em todas as empresas, independente do porte que a sua tenha atualmente.

Para saber como, confira algumas ações internas que você pode incorporar na sua empresa para testar a Experiência do Funcionário na prática!

 

1. Cuidar da saúde física. Crie incentivos para o uso de bicicletas. Além do fator ambiental, a saúde do funcionário também agradece! Apenas instalar um local próprio para guardar as bicicletas de quem optar por utilizar como meio de transporte, não apenas incentiva, como mostra atenção e suporte da empresa.

2. Opções de snacks dentro da empresa. Variedade de opções sem precisar ir longe é entregar conforto. Embora cada colaborador costume ter seu próprio VR/VA e tenha uma rotina de onde fazer suas refeições durante o expediente, a fome não tem hora para aparecer. Criar parcerias com marcas que oferecem opções de alimentação ou snacks para saciar a vontade de um lanche no meio da tarde, a vontade de comer um docinho ou com snacks mais saudáveis para completar o cardápio não só otimiza as pausas de intervalo, como deixa o colaborador mais feliz e confortável.

 

3. Movimentar-se! Todos podem se movimentar! Manter o ritmo em alta durante o expediente sem desgastar o corpo é praticamente impossível, mas a ginástica laboral pode aliviar e muito as consequências disso. Opções personalizadas para espaços corporativos, como uma sala de reunião ou sua própria mesa de trabalho, já existem! Um exemplo, é o Yoga Laboral, uma prática que independe de acessórios técnicos e trabalha desde o bem-estar físico, até o mental, com a respiração e concentração.

 

4. Preste atenção à saúde emocional! Fique de olho na postura do funcionário! E quando falamos de postura, é fisicamente mesmo, quase como ter um funcionário zumbi. Um funcionário infeliz, é um funcionário desapegado, que pode facilmente mudar de empresa por motivos simples. Por outro lado, colaboradores felizes produzem cerca de 20% a mais que os outros, além de poderem aumentar as vendas em 37%! Como resolver isso? Promova ações que diminuam o isolamento e promova interações, a coletividade.

 

5.  Participação em momentos de especiais. Incorpore pequenas comemorações na rotina. Não estamos falando apenas de aniversários de funcionários ou confraternizações de setores ou da empresa! Permitir que as épocas do ano, como feriados nacionais, tenham seu pequeno espaço dentro do ambiente de trabalho e que os funcionários façam parte disto. Seja ajudando na decoração, em ideias para estratégias promocionais ou até mesmo sugestões de bonificações para a própria equipe. Isto aumenta o senso de pertencimento à marca e à equipe.

 

6. Pets! Que tal um Dia do Pet ou uma agenda de visitas dos pets? Pode parecer uma ideia um tanto quanto barulhenta ou agitada, mas os bichinhos reduzem o nível de estresse de toda a equipe, além de promover maior interação entre os funcionários. Algumas empresas, como o Grupo Zap, já possuem até um pet-mascote da própria empresa!

 

Para receber novas publicações e novidades exclusivas, preencha o formulário abaixo e não se esqueça de conhecer mais sobre a Mercearia Pronta e o Honest Market – a mini loja baseada na confiança.